top of page

e-FLora UEL

 O e-Flora UEL é um guia de plantas  do Campus da Universidade Estadual de Londrina e do Museu Histórico de Londrina. O aplicativo é um dos produtos do Projeto Paisagístico da Universidade Estadual de Londrina. Este projeto de ensino tem como objetivo realizar o levantamento florístico das espécies existentes no campus da UEL e do Museu Histórico de Londrina, visando integrá-las em um planejamento paisagístico, que possibilite ampliar o uso do campus e do museu como um grande laboratório de aulas práticas para diferentes instâncias da sociedade, desde alunos até população em geral, e preservando as espécies com grande potencial para pesquisa.

    Durante o projeto as espécies foram identificadas, rotuladas, fotografadas e georreferenciadas, permitindo que os usuários,  vititantes e servidores do Campus da UEL e do Museu Histórico de Londrina possam ter acesso a informações sobre as espécies que ocorrem nesses locais.

      O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Tadeu de Faria, do Centro de Ciências Agronômicas (CCA) da UEL, e conta ainda com a participação dos professores Dr. Cássio Egídio Cavenaghi Prete e Dr. Gilberto Martins , do CCA, Dr. Airton Nozawa, Centro de Ciências Exatas (CCE), e Dra. Ana Odete Santos Vieira, Dr. José Eduardo Lahoz da Silva Ribeiro, e Dr. Weliton José da Silva, do  Centro de Ciências BIológicas (CCB), além de estudantes de graduação da universidade.  O projeto contou ainda com a contribuição do Prof. Dr.  André Luís de Gasper da Universidade Regional de Blumenau para a identificação das Samambaias.

     Através do aplicativo e-Flora UEL, é possível verificar a lista das espécies de plantas que ocorrem ao longo do Campus da UEL e do Museu Histórico de Londrina, mapeá-las e localizá-las de forma precisa, permitindo a permitir a verificação in loco das características dessas espécies com a ajuda de imagens dos representantes.

    Além do nome popular dessas espécies, são providos o nome científico de cada uma delas, bem como a autoria desses nomes. Os nomes científicos das espécies que ocorrem nesses locais estão conectados ao banco de dados da Flora do Brasil 2020, permitindo que o usuário possa acessar facilmente detalhes sobre a ocorrência da espécie nas diferentes regiões e tipos de vegetação brasileiras, e, em alguns casos, à descrição  morfológica das mesmas.

     Dentre essas espécies, destaca-se Aspidosperma  polyneuron Müll.Arg., popularmente conhecida como Peroba-rosa, espécie típica da Mata Atlântica e, há um tempo atrás, comum na região de Londrina. A flor de peroba-rosa inspirou a logomarca da Universidade Estadual de Londrina e do Herbário da Universidade Estadual de Londrina. Aqui, a folhas da peroba-rosa foram utilizadas como base para a criação das marcas desse aplicativo.

    O aplicativo constitui uma ferramenta que pode auxiliar no ensino de botânica tanto para estudantes quanto para professores de diferentes áreas. Além disso, serve como uma importante fonte de consulta para aqueles que se interessam pela área da biologia. Com esta iniciativa, esperamos que os usuários possam se conectar ainda mais ao mundo vegetal. 

Baixe o aplicativo pela App Store ou pelo Google Play.

bottom of page